Segundo o Sindicato Nacional das Agências de Propaganda (Sinapro-SP) do Estado de São Paulo, os publicitários das agências paulistas recebem, em média, um salário de R$ 5.384,00 por mês. Esse é o resultado do primeiro estudo realizado pela Entidade, por meio da empresa se pesquisas Toledo & Associados.
Os profissionais com melhor remuneração são os que trabalham em agências de grande porte, na Capital Paulista, com média de R$ 6.736,00 seguidos pelos que atuam em médias e pequenas empresas também da Capital, com R$ 5.770,00. No interior paulista, a região administrativa de Campinas é quem registra os melhores salários, com média de R$ 3.678,00. Nas agências da Grande São Paulo a média cai para R$ 3.420,00 enquanto no restante do interior e Litoral Paulista, os profissionais recebem, em média, R$ 2.798,00.
Salários por região de São Paulo
Capital | Média Salarial |
---|---|
Agências de grande porte | R$ 6.736 |
Agências de pequeno e médio porte | R$ 5.770 |
Interior paulista | Média Salarial |
Região de Campinas | R$ 3.678 |
Grande São Paulo | R$ 3.420 |
Interior e Litoral | R$ 2.798 |
Um mercado de 6,3 bi em receita bruta
Entre as 340 agências que participaram do estudo (parte de um universo estimado em 1.160), são consideradas como “empresas estruturadas”, as que dispõem de áreas de criação, atendimento, planejamento e mídia, sendo divididas por localização geográfica e porte, segundo resultando nos percentuais abaixo:
– Agências com receita superior a R$ 50 milhões (4%);
– Agências da capital com receita de até R$ 50 milhões (39%)
– Agências da Grande São Paulo (8%);
– Agências da Região de Campinas (17%)
– Agências das demais regiões do interior, litoral e Grande SP (32%).
Segundo a amostragem realizada com as 340 agências, com base nos dados da pesquisa, a área de inteligência de mercado da Sinapro-SP estima que o universo mapeado de 1.160 agências estruturadas gere uma receita bruta anual de R$ 6,3 bilhões, envolvendo 21.773 colaboradores que recebem, mensalmente, cerca de R$ 47,3 milões.
Leia também:
Com informações do Sinapro SP e Meio e Mensagem.