Eis um debate que não é novo, mas que continuará na pauta por muito tempo: quanto cobrar por um freela de mídias sociais? Após vários amigos me perguntarem sobre o assunto, resolvi apresentar meu ponto de vista neste post. Reforço que esta é a minha maneira de entender/calcular. Obviamente um administrador pode apresentar uma visão técnica mais qualificada (aliás, aceito contribuições), mas vamos lá!
Quanto cobrar por um freela de Mídias Sociais?
Passo 1: análise de escopo
Parece óbvio, mas muita gente peca neste aspecto inicial. Quando surge a possibilidade de um freela, a primeira coisa a fazer a analisar detalhadamente o escopo do trabalho, se você tem as competências técnicas exigidas, tempo e ferramentas para desenvolvê-lo. Depois é importante organizar as etapas do trabalho e, dentro de cada etapa, as tarefas específicas.
Passo 2: Estimativa de horas
Após detalhar as etapas do trabalho e as tarefas dentro de cada etapa, é importante estimar o tempo necessário para cada tarefa. O somatório das horas de todas as tarefas e etapas, vai resultar em uma estimativa inicial das horas de trabalho. Após a soma total, acrescente uma margem de segurança que deve ser avaliada de acordo com os perfis do trabalho e do cliente. Esta margem pode variar de 10% a 20% a mais na estimativa total de horas.
Passo 3: precificação
Após ter uma estimativa clara de horas por etapa e tarefas do projeto – para que o preço seja honesto e coerente – é importante que você consulte uma pesquisa de mercado que detalhe a média salarial dos profissionais do setor. No caso de mídias sociais ou outro freela envolvendo marketing digital, é possível obter os valores acessando esta pesquisa da ABRADi, que detalha cargos e funções de marketing digital no Brasil, com valores de salário mínimo, médio e máximo. Com isso fica fácil obter o valor/hora.
Passo 4: Custos fixos
Já que você detalhou claramente as etapas, tarefas, e conseguiu atribuí-las um valor justo de acordo com o mercado e sua região, agora basta acrescentar os custos fixos, como impostos, ferramentas, aplicativos ou até a despesa de um espaço de coworking, de acordo com o perfil do freela em questão.
Passo 5: Formalização
Mesmo se for um job pequeno, desenvolvido para um amigo, parente ou vizinho, crie uma proposta com o escopo detalhado, atribuindo as horas necessárias por etapa e detalhamento de custos, então aprove esta proposta com o contratante do serviço. É a melhor maneira de alinhar expectativas, evitando problemas e até o comprometimento da sua imagem no mercado.
Afinal, isso é bom ou ruim para o mercado?
É claro que seria bem melhor se todos no mercado fossem contratados formalmente, mas não sejamos hipócritas: Existe oferta e demanda, inclusive de grandes agências, que preferem terceirizar para um freelancer que arcar com os custos de uma contratação pontual ou temporária.
Na minha opinião, se é para pegar um freela, tem que compensar muito em termos de grana e ser, essencialmente, um trabalho pontual. Se for um job de médio/longo prazo, de uma empresa determinada a investir, vale a pena indicar o cliente para o comercial da sua agência. Não esqueça que uma boa forma de ganhar reconhecimento – mais grana – é trazendo novos clientes ;)
Leia também:
– O que é ESG?
– Consultoria de Marketing Digital: O caminho para o sucesso online
– Bluesky Social: A rede social e o caminho para a descentralização
– Mudança de Hábitos: A Transformação por meio da Consciência
– Google Search Console: A chave para o sucesso na pesquisa online
– O que é Briefing? Saiba como aplicar essa técnica em projetos de marketing digital
– Diferença entre marca e logotipo: Entenda os conceitos e aplique no seu negócio
– O que é PLR – Private Label Rights e como se aplica ao Marketing Digital
– Roteiro de vídeo: Um Guia completo para você começar a escrever
– Consultoria de Marketing Digital: O caminho para o sucesso online
– Benchmarking: Alcançando a Excelência através da Comparação
– Redes Sociais B2B: Estratégias, Benefícios e Melhores Práticas
– SEO para Jornalistas: Guia para aumentar a visibilidade online
– Como Mudar Hábitos e Evitar Crenças Limitantes?
– Metodologia SMART: Passo a Passo de Como Aplicar
– Marketing Digital no Agro: Um Guia para começar
– O Método SMART: uma Abordagem Estratégica
– Dia do Cliente: 10 Ações de Marketing para a data
– Como definir o público-alvo da sua empresa?
– Metas SMART no Marketing Digital: Como aplicar
– O que é Branding e qual a sua importância?
– O que são Cookies de Navegador na Internet?
– O que é um Web Browser ou Navegador
– Aceitar todos os Cookies é perigoso?