Entenda aqui o que é um lead e como qualificar leads por meio das estratégias de marketing digital de performance.
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→ Glossário é uma categoria do blog que foi criada para ajudar pessoas que buscam respostas para conceitos elementares de marketing digital.
O que é um lead?
Lead, no contexto de marketing e vendas, é um novo contato que uma empresa recebe. O termo é usado para se referir à fase em que um potencial cliente da empresa demonstra interesse em um produto ou serviço que ela tem para oferecer, através do preenchimento de um formulário, por exemplo. Dependendo do momento do lead na jornada de compra (veja o funil no final do post) é possível desenvolver estratégias para fazê-lo avançar no processo de decisão.
O que é um lead qualificado?
Um lead pode ser qualificado ou não, de acordo com os critérios das empresas. Neste processo, é normal que alguns leads sejam descartados, porém, a estratégia deve ser pensada com o objetivo de atingir clusters de público com maior potencial para geração de leads. Os leads qualificados são os potenciais clientes, e devem ser tratados com prioridade, pois são contatos de pessoas que já estão interessadas no que a empresa tem para oferecer.
Como qualificar leads?
O processo para qualificar um lead é fruto da construção da estratégia de marketing digital e pode envolver uma série de testes até que o caminho certo seja encontrado. Em geral, não há regra a ser seguida, já que isso depende muito do perfil do negócio, do mercado em que está inserido e também do valor de investimento. Por outro lado, existem alternativas para qualificar leads de forma eficiente, uma delas é o marketing de conteúdo. Neste caso, você estará educando seu cliente em relação ao problema e sua solução.
O processo de qualificação de leads pode ser lento, mas gera resultados duradouros. Desenvolver estratégias para cada etapa do funil pode contribuir muito para melhorar taxas de conversão no funil de vendas. Por exemplo, a estratégia de topo pode conter conteúdos que falem principalmente sobre os problemas que seus potenciais clientes enfrentam, com o objetivo de atraí-los como visitantes para os canais da sua empresa.
Uma vez que o visitante é atraído, é possível oferecer algo em troca para que o contato seja mantido. Neste caso o visitante torna-se um lead.