Marketing de conteúdo ou links patrocinados no Google, qual a técnica mais eficaz? A resposta é: ambos. Links patrocinados permitem resultado imediato, enquanto marketing de conteúdo traz resultados a longo prazo, portanto requer planejamento, muito trabalho e um tanto de paciência, porém os resultados são duradouros.
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A grande questão é que mesmo quando se atinge o topo dos rankings orgânicos, existem vantagens de se manter o investimento em campanhas pay per click e trabalhar com uma combinação dos dois. Eles têm usos diferentes, mas um objetivo comum: aumentar as conversões ou ROI. Saiba como a combinação entre links patrocinados e marketing de conteúdo contribui para melhores resultados em sua estratégia de marketing digital.
Impulsione visitas em novos conteúdos
Páginas novas ou artigos recém publicados normalmente precisam de impulso para começarem a ter visitas. Anunciar no Google ou no Facebook ajudar a trazer atenção rapidamente para o conteúdo. Isso é muito útil quando o conteúdo é temporal, e fala sobre um fato do momento, como uma notícia ou promoção. É possível também trabalhar o remarketing para chamar a atenção de visitantes antigos sobre novos conteúdos. Conforme o conteúdo vai sendo indexado pelos buscadores, ele adquire uma performance orgânica.
Conquiste mais tráfego para o seu site
Quando você lança um site novo, pode levar algum tempo para os mecanismos de busca indexarem e categorizarem o novo conteúdo. Uma campanha de links patrocinados pode ajudar a manter o tráfego do site durante esse período de transição, contribuindo para construir sua legitimidade conforme o comportamento dos usuários. Aumentar o investimento em campanhas pode também ajudar a compensar pelo tráfego perdido devido a alguma mudança no algoritmo do Google que faça seu posicionamento orgânico cair.
Analise as palavras-chave do seu negócio
Campanhas de links patrocinados podem ser um bom laboratório de testes de palavras-chave que posteriormente serão usadas na estratégia de marketing de conteúdo. Às vezes os profissionais de SEO escolhem as palavras-chave que geram mais tráfego, mas nem sempre são estas palavra que trazem conversões. Pode ser bom estar no topo das buscas com uma palavra que traz milhares de visitantes por dia, mas se nenhum deles converte no seu site, estes esforços em torno da otimização otimização acabam sendo em vão.
Entenda a temporalidade de cada termo
Marketing de conteúdo é uma estratégia que gera resultados a médio ou longo prazo, então deve ser desenvolvida com foco a construção de um legado. Desta maneira, é importante que você trabalhe com calls-to-action atemporais. Já nos links patrocinados você pode aproveitar oportunidades para ofertas temporárias, que tenham senso de urgência e mostrem ao usuário que ele deve agir imediatamente.
Impacte seus públicos em diferentes momentos
Links patrocinados funcionam bem para consumidores (ou leads) que já estão mais perto do momento de compra ou conversão, enquanto o marketing de conteúdo trabalha com os que estão na fase de descoberta e consideração sobre o produto. Se alguém pesquisa sobre o item X, você pode ter um artigo no site que explica os prós e contras do produto X como parte da estratégia de marketing de contreúdo, e pode ter um anúncio no Google com um call-to-action forte como “compre o produto X”. Assim, você abrange diferentes da jornada de compra.
Então, se a pergunta for: