Kidulting: uma tendência de comportamento entre Millenials e outras gerações

By | Mercado

Kidulting

Quer saber o que é Kidulting? Confira mais detalhes em nossa série glossário.

Entender sem julgamentos as características das diferentes gerações é tarefa cada vez mais necessária em um mundo de transformações aceleradas. Uma tendência de comportamento que vem ganhando força nos últimos anos, principalmente entre Millenials e outras gerações anteriores é o Kidulting. Confira!

O que é Kidulting?

Kidulting tem origem na fusão de duas palavras em inglês: Kid (criança) + Adult (adulto). Este termo é usado para definir um adulto que em suas atitudes ou perfil de consumo, prefere conexões com produtos e serviços que remetem à nostalgia do passado, especialmente adolescência e infância.

Muitas marcas já estão focando suas estratégias para criar serviços e produtos inovadores que possam atender às necessidades deste perfil de público.

Pense na arquitetura inspirada em brinquedos, colônia de férias voltadas para adultos, cadernos de colorir para adultos, festas de aniversário com temas infantis, coleções de moda atuais inspiradas em design lúdico são reflexos do saudosismo em relação ao brincar, pura e simplesmente.

Kidulting: Um fenômeno de comportamento e consumo

Segundo dados da Bloomberg, compradores Kidults foram decisivos para o crescimento de 37% nas vendas de brinquedos nos EUA em dois anos, atingindo o patamar de US$ 28,6 bilhões em 2021, de acordo com o rastreador de dados NPD Group, empresa norte-americana de pesquisa de mercado

Inicialmente executivos e especialistas do mercado de brinquedos nos EUA atribuíram o aumento aos pais exaustos que compravam brinquedos para seus filhos visando mantê-los distraídos no auge da pandemia de COVID-19, mas uma pesquisa de 2021 da Associação de Brinquedos da indústria dos EUA descobriu que 58% dos adultos entrevistados compraram brinquedos e jogos para si mesmos.

A nostalgia como refúgio de adultos exaustos

Embora a nostalgia já tenha sido lançada sob uma luz negativa – em 1688, Johannes Hoffer, o médico suíço que cunhou o sentimento, chamou-a de “doença neurológica de causa essencialmente demoníaca” – os pesquisadores de hoje estão olhando para o lado positivo.

De acordo com um estudo publicado em abril de 2021 na revista Emotion, a nostalgia é uma emoção altamente social que pode reforçar nossos sentimentos de conexão com os outros.

Até mesmo ficar nostálgico por conta própria traz benefícios para o bem-estar; um estudo publicado na mesma revista em 2016 descobriu que pessoas nostálgicas tendem a ter um senso mais saudável de autocontinuidade, ou seja, um senso de conexão de alguém com seu passado e o presente.

Isso não quer dizer que ficar melancólico com o passado não possa ser um pouco deprimente; a nostalgia é agridoce, é claro.

Kidulting não é ser infantil, imaturo ou desperdiçar tempo, trata-se de re-abraçar as partes positivas da infância como adultos, para que possamos praticar o escapismo saudável e explorar as coisas que realmente amamos profundamente.

Social Selling Index – SSI: O que é essa métrica e como usar?

Em um cenário digital cada vez mais competitivo, o sucesso...

Resumo do livro: A Lógica do Consumo

No livro A Lógica do Consumo, originalmente publicado como...

Comportamento do Consumidor no Digital: 4 insights essenciais

O comportamento do consumidor no digital é marcada por...

Jogos Empresariais: Saiba Como Eles Ajudam as Empresas

Em um mundo onde a inovação e a adaptação rápida são...