Digital in Brazil 2024: Insights do report anual do Data Reportal

Digital Brazil 2024

Após analisarmos a Global Overview Report 2024 uma pesquisa detalhada sobre o mundo digital feita pelo DataReportal, chegou a hora de avaliar o estado atual do Brasil nesse cenário.

Por isso, alguns dias após a pesquisa global ser publicada, chegou a vez do Brasil. Nesse texto serão abordados todos os assuntos necessários para você conhecer melhor o mundo do marketing digital através de números e dados.

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É um método que consiste em um conjunto de estratégias que são estruturadas especialmente para melhorar o desempenho da empresa através da internet, onde o foco é buscar a melhor forma de vender o produto ou serviço.

As 4 principais categorias do mercado digital segundo o DataReportal

Segundo a pesquisa global do DataReportal, existem 5.36 bilhões de pessoas com acesso à internet, chegando a 66.2% da população mundial. No Brasil, os números, em proporção, são parecidos, sendo 66.3%.

Para mensurar os dados mais relevantes do Brasil no mundo digital, precisamos entender  que existem 4 categorias em que essa pesquisa se baseia, eles são: internet, público, aplicativos e tráfego. Confira agora:

Visão geral Global

  • Existem 8.08 bilhões de pessoas no mundo, ou seja, +0.9% (74 milhões) se comparado ao ano passado;
  • Existem 5.61 bilhões de conexões por celular, o que equivale a 69.4% da população. Além disso, o crescimento desde o ano passado foi de 2.5% (138 milhões);
  • 5.36 bilhões de pessoas usam a internet, equivalente a 64.4% da população. O crescimento foi de 1.9% (98 milhões);
  • 5.04 bilhões de pessoas usam redes sociais, sendo 52.3% da população. O crescimento chegou a 5.6% (266 milhões).

Visão Geral no Brasil

  • Existem 217 milhões de pessoas, sendo 87.9% delas da parte urbana do país. Além disso, o crescimento, se comparado ao ano anterior, foi de 0.5% (977 mil);
  • 210.3 milhões de conexões mobile, totalizando 96.9% da população do Brasil. As conexões tiveram um decréscimo de -1%, totalizando menos 2 milhões de pessoas;
  • 187.9 milhões de pessoas utilizam a internet, sendo 86.6% da população brasileira. Se compararmos com o ano anterior, vemos um crescimento de 6.1 milhões de pessoas (+3.3%);
  • Além disso, o país tem 144 milhões de usuários ativos nas redes sociais, chegando a 66.3% da população.

Dados populacionais brasileiros

  • Total: 217 milhões (+0.6% – 1.2 milhão de pessoas)
  • População feminina: 50.9%
  • População masculina: 49.1%
  • Idade média da população: 33.9 anos
  • População urbana: 87.9%
  • Densidade populacional (Pessoas por km²): 26.0
  • Pessoas alfabetizadas (maiores de 15 anos): 94.7%
  • Mulheres alfabetizadas (maiores de 15 anos): 94.9%
  • Homens alfabetizados (maiores de 15 anos): 94.5%

Aqui, destacamos a influência da internet na vida das pessoas. A média global é de 64.4% da população, no Brasil, 64.3%. No ano passado os números foram muito maiores, contudo, atualmente não fogem da média.

Por isso, para as empresas que buscam aderir ao meio digital e têm dúvidas se esse mercado vale a pena no Brasil, fica claro que a internet é muito presente na vida dos brasileiros. E isso garante cada vez mais o sucesso de estratégias de marketing digital, se aplicadas da forma correta. 

Visão geral de dispositivos no Brasil

  • 99.1% da população possui algum tipo de celular (+0.2% se comparado ao ano anterior);
  • 99.1% da população possui um smartphone (+0.2% se comparado ao ano anterior);
  • 5.7% das pessoas possuem um celular de botão (-26.9% se comparado ao ano anterior);
  • O número de pessoas que possuem um computador ou notebook chega a 57.7% da população brasileira;

Tempo gasto com mídias no Brasil

  • Usando internet: 9h 31m (sendo -3.5% se comparado ao ano anterior);
  • Assistindo televisão (broadcast ou streaming): 4h 04m (sendo -9.1% se comparado ao ano anterior);
  • Tempo gasto usando redes sociais: 3h 37m (resultando em um decréscimo de -3.7% se compararmos com 2022);
  • 3h 11m gastos lendo (online ou físico), sendo um decréscimo de -8.5%;
  • Tempo gasto ouvindo música: 2h 04m (-5.3%);
  • Ouvindo rádio: 56m (uma queda de -13% se comparado ao ano anterior);
  • Tempo gasto ouvindo podcasts: 1h 04m (-16.4% de queda);
  • 1h 05m gastos usando algum videogame, chegando a 15.5% de decréscimo se comparado a 2022.

O que os Brasileiros fazem na Internet?

  • Encontrar informação: 78.7%
  • Pesquisar como se faz coisas: 74.2%
  • Manter contato com amigos e família: 70.5%
  • Pesquisar sobre produtos e marcas: 69.8%
  • Assistir videos, séries ou filmes: 67.5%
  • Encontrar novas ideias ou inspirações: 66.9%
  • Manter-se atualizado com notícias e eventos: 65.9%
  • Ouvir música: 64.9%
  • Pesquisas sobre negócios: 57.6%
  • Educação e estudos: 53.4%
  • Pesquisas de lugares para viajar ou passar as férias: 52.9%
  • Pesquisar produtos de saúde: 47.0%
  • Organizar finanças: 44.3%
  • Networking relacionada ao business: 43.4%
  • Jogar: 42.2%
Gráfico com os motivos para os brasileiros usarem a internet.
Motivos para os brasileiros usarem a internet – Fonte: Digital Brasil 2024.

Ainda sobre dispositivos usados para acessar a internet

  • Celulares são usados em 98.5% das vezes na internet (+1.4%), sendo 96.5% de smartphones e 3.6% de celulares de botão;
  • Computadores e notebooks: 66.7% (-1.5%);
  • Televisão: 48.6% (-3.0%).

Sites mais visitados e apps mais usados

  • Redes sociais: 98.9%
  • Chat e mensagem: 98.5%
  • Motores de busca ou portais: 94.5%
  • Lojas, leilões ou classificados: 91.1%
  • Email: 78.2%
  • Serviços de localização: 72.3%
  • Música: 62.5%
  • Serviços de mobilidade: 57%
  • Entretenimento: 53.3%
  • Notícias: 49.8%
  • Bancos, investimentos ou seguros: 46.9%
  • Jogos: 45.4%
  • Clima: 45.3%
  • Esportes: 33.2%
  • Viagem: 29.2%

Tráfego na web por navegador

  • Google Chrome: 75.0%
  • Safari: 8.6%
  • Opera: 5%
  • Microsoft Edge: 4.7%
  • Firefox: 2.7%
  • Samsung Internet: 2.1%
  • Internet Explorer: 0.8%
  • Outros: 1.1%

Tráfego na web por buscador

  • Google: 95.3%
  • Bing: 3.3%
  • Yahoo!: 1.1%

Esses números nos mostram claramente a liderança desproporcional do Google no mercado digital, principalmente como motor de busca e navegador, chegando a pouco mais de 95% de uso.

Conteúdos assistidos online

  • Qualquer tipo de vídeo: 96.4% (-0.7%);
  • Vídeos de música: 63.0% (-6.8%);
  • Vídeos de comédia, memes e virais: 40.5% (-2.2%);
  • Tutoriais ou how-to: 38.7% (-12.2%);
  • Lives: 33.3% (-8.5%);
  • Vídeos educacionais: 30.1% (-5.3%);
  • Reviews de produtos: 31.7% (-1.6%);
  • Vídeos de esporte: 28.1% (-4.7%);
  • Vídeos de jogos: 25.5% (-10.8%);
  • Vlogs e vídeos de influencers: 30% (-9.1%).

Visão geral de redes sociais

Com a variedade de redes sociais sociais surgindo, cada vez mais fica difícil escolher as favoritas. Assim, a população brasileira usa em média, 8 plataformas por mês, garantindo, em média 3h 37m diários de atenção.

Contudo, por mais que o principal motivo do uso das redes sociais seja manter o contato com amigos e família, a leitura de notícias e a procura por produtos para comprar também dividem esse pódio, com 52.7% e 43.2%, respectivamente.

Por isso, se você quer saber mais sobre as redes sociais, trazemos mais alguns números sobre as redes sociais aqui:

  • Número de usuários: 144 milhões (66.3% da população e 76.6% dos usuários da internet);
  • Tempo médio diário gasto usando redes sociais: 3h 37m;
  • Média de plataformas de redes sociais usadas por mês: 8;
  • Público feminino: 55.6% do número total de usuários de redes sociais;
  • Público masculino: 44.4% do número total de usuários de redes sociais.

As principais razões para usar as redes sociais

  • Manter contato com amigos e família: 59.9%
  • Ler as notícias: 52.7%
  • Encontrar produtos para comprar: 43.2%
  • Preencher tempo livre: 42.4%
  • Encontrar conteúdos: 41.6%
  • Procurar inspiração para coisas para fazer e comprar: 41.3%
  • Ver sobre o que estão falando: 34%
  • Esportes: 30.5%
  • Fazer novos contatos: 29.3%
  • Medo de ficar fora do mundo tecnológico (FOMO): 29.1%
  • Compartilhar e discutir opiniões: 28.7%
  • Pesquisa ou networking relacionados ao trabalho: 28.4%
  • Assistir lives: 26.8%
  • Seguir celebridades ou influencers: 24.8%
  • Assistir ou seguir páginas de esportes: 24.6%

Plataformas de redes sociais mais usadas

  • Whatsapp: 93.4%
  • Instagram: 91.2%
  • Facebook: 83.3%
  • TikTok: 65.1%
  • Facebook Messenger: 60.8%
  • Telegram: 56.5%
  • Pinterest: 46.7%
  • Kuaishou (Kwai): 46.1%
  • X (Twitter): 44.4%
  • LinkedIn: 37.2%
Gráficos com dados de plataformas de redes sociais mais usadas no Brasil.
Dados de plataformas de redes sociais mais usadas no Brasil – Fonte: Digital Brazil 2024.

Redes sociais favoritas

  • Instagram: 35.9%
  • Whatsapp: 33.6%
  • TikTok: 8%
  • Facebook: 7.7%
  • Kuaishou (Kwai): 4.6%
  • Twitter: 2.8%
  • Pinterest: 1.9%
  • Telegram: 1.5%
  • Discord: 0.9%
  • Facebook Messenger: 0.7%

Tempo médio mensal por usuário usando redes sociais

  • TikTok 30h 10m;
  • Whatsapp: 24h 14m;
  • YouTube: 22h 38m;
  • Instagram: 22h 27m;
  • Facebook: 12h 19m;
  • Twitter: 3h 58m

Uso de mídias sociais para pesquisa de marca

  • Qualquer mídia social: 77.3% (-0.6%);
  • Redes sociais: 60.9% (+1.2%);
  • Sites de perguntas & respostas: 20.9% (-6.3%);
  • Fóruns e quadros de mensagens: 9.5% (-5.0%);
  • Serviços de mensagem: 8.9% (-9.2%);
  • Micro-blogs (ex: Twitter): 7.8% (-18.8%);
  • Vlogs: 9.5% (-13.6%);
  • Pinboards online (ex: Pinterest): 7.0% (-11.4%)

Tipos de contas seguidas em redes sociais

  • Amigos, família e pessoas conhecidas: 61.7%
  • Bandas, cantores ou músicos: 42.4%
  • Influencers e outros profissionais: 41.0%
  • Entretenimento, memes ou contas de paródia: 37.9%
  • Atores, comediantes ou outros artistas: 37.6%
  • Marcas que você compra: 37.3%
  • Restaurantes, chefes ou contas de comidas: 35.6%
  • Séries ou canais de TV: 33.5%
  • Marcas que você considera comprar: 31.8%
  • Companhias relevantes para o trabalho: 28.6%
  • Esportistas e times: 28.2%
  • Contatos relevantes para o trabalho: 27.5%
  • Jornalistas ou companhias de notícia: 26.9%
  • Profissionais de beleza: 25.7%
  • Profissionais ou organizações fitness: 22.1%

Aqui percebemos a relevância do Whatsapp no Brasil, mesmo ainda sendo alta, foi ultrapassada pelo Instagram e TikTok. O que podemos aprender aqui é que o público muda seu pensamento de forma muito rápida. Assim, nesse caso em específico, pode ser que as pessoas prefiram assistir reels e tiktoks. Por isso, estar disposto a investir em diferentes redes é importante.

Agora, para nos aprofundarmos melhor nas redes sociais mais usadas, vamos trazer uma análise individual resumida sobre o alcance de anúncios para cada uma delas:

Facebook: visão geral da audiência de anúncios

  • Potencial de alcance de anúncios no Facebook: 111.3 milhões (51.3% da população brasileira)
  • Alcance de anúncios do Facebook vs. total de usuários da internet: 59.2%
  • O alcance de mulheres em comparação com o potencial de alcance total: 53.8%
  • Alcance de homens em comparação com o potencial de alcance total: 46.2%

YouTube: visão geral da audiência de anúncios

  • Potencial de alcance de anúncios no Youtube: 144.0 milhões (66.3% da população brasileira)
  • Alcance de anúncios do YouTube vs. total de usuários da internet: 76.6%
  • O alcance de mulheres em comparação com o potencial de alcance total: 51.4%
  • Alcance de homens em comparação com o potencial de alcance total: 48.6%

Instagram: visão geral da audiência de anúncios

  • Potencial de alcance de anúncios no Instagram: 134.6 milhões (62% da população brasileira)
  • Alcance de anúncios do Instagram vs. total de usuários da internet: 71.6%
  • O alcance de mulheres em comparação com o potencial de alcance total: 58.4%
  • Alcance de homens em comparação com o potencial de alcance total: 41.6%

TikTok: visão geral da audiência de anúncios

  • Potencial de alcance de anúncios no TikTok: 98.59 milhões (45.4% da população brasileira)
  • Alcance de anúncios do TikTok vs. total de usuários da internet: 52.5%
  • O alcance de mulheres em comparação com o potencial de alcance total: 54.8%
  • Alcance de homens em comparação com o potencial de alcance total: 45.2%

Messenger: visão geral da audiência de anúncios

  • Potencial de alcance de anúncios no Messenger: 56.95 milhões (26.2% da população brasileira)
  • Alcance de anúncios do Messenger vs. total de usuários da internet: 30.3%
  • O alcance de mulheres em comparação com o potencial de alcance total: 54.3%
  • Alcance de homens em comparação com o potencial de alcance total: 45.7%

LinkedIn: visão geral da audiência de anúncios

  • Potencial de alcance de anúncios no LinkedIn: 68 milhões (31.3% da população brasileira)
  • Alcance de anúncios do LinkedIn vs. total de usuários da internet: 36.2%
  • O alcance de mulheres em comparação com o potencial de alcance total: 49.2%
  • Alcance de homens em comparação com o potencial de alcance total: 50.8%

Snapchat: visão geral da audiência de anúncios

  • Potencial de alcance de anúncios no Snapchat: 6.84 milhões (3.1% da população brasileira)
  • Alcance de anúncios do Snapchat vs. total de usuários da internet: 3.6%
  • O alcance de mulheres em comparação com o potencial de alcance total: 71.0%
  • Alcance de homens em comparação com o potencial de alcance total: 24.8%

X (Twitter): visão geral da audiência de anúncios

  • Potencial de alcance de anúncios no Twitter: 22.13 milhões (10.2% da população brasileira)
  • Alcance de anúncios do Twitter vs. total de usuários da internet: 11.8%
  • O alcance de mulheres em comparação com o potencial de alcance total: 43.9%
  • Alcance de homens em comparação com o potencial de alcance total: 56.1%

Pinterest: visão geral da audiência de anúncios

  • Potencial de alcance de anúncios no Pinterest: 37.14 milhões (17.1% da população brasileira)
  • Alcance de anúncios do Pinterest vs. total de usuários da internet: 19.8%
  • O alcance de mulheres em comparação com o potencial de alcance total: 66.8%
  • Alcance de homens em comparação com o potencial de alcance total: 25.7%

Visão geral mobile

Se você chegou até aqui, já não é mais novidade que os celulares estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros. Assim, é importante sabermos os números detalhados dessa plataforma que se tornou essencial na vida das pessoas.

Então, confira aqui alguns números e dados relacionados ao mercado mobile:

Conectividade

  • Número de conexões celulares (exceto IOT): 210.0 milhões (96.9% da população brasileira);
  • Mudança anual no número de conexões: -1% (-2.0 milhões);
  • Conexões 3G, 4G e 5G em celulares: 95.9%

Tráfego da internet conforme o sistema operacional do celular

  • Android: 81.34% (-0.5%);
  • Apple IOS: 18.46% (+3.1%);
  • Samsung OS: 0.16% (-38.5%).

Visão geral do mercado de aplicativos mobile

  • Tempo médio em que usuários gastam usando o smartphone por dia: 5h 02m;
  • Número total de downloads de aplicativos mobile: 10.26 bilhões (-3.2% ou -343 milhões);
  • Total anual gasto em aplicativos através de compras in-app (USD): $1.73 bilhões (+26.3% ou +$360 milhões).

Ranking de apps: usuários mensais ativos

  1. YouTube
  2. Whatsapp;
  3. Chrome;
  4. Instagram;
  5. Google;
  6. Facebook;
  7. Gmail;
  8. Google Fotos;
  9. O Google Maps;
  10. Google Drive

Ranking de apps: downloads

  1. Gov.br;
  2. Shein;
  3. TikTok;
  4. Instagram;
  5. Threads;
  6. Capcut;
  7. Nubank;
  8. Shopee;
  9. WhatsApp;
  10. Facebook.

Ranking de apps: gastos de consumidor

  1. Google One;
  2. Globo Play;
  3. HBO Max;
  4. Disney+
  5. Tinder;
  6. YouTube;
  7. Canva;
  8. TikTok;
  9. Crunchyroll;
  10. Star+

Novamente, aqui temos mais uma comprovação de que as redes sociais são um dos meios mais usados pelos brasileiros, garantindo quase que totalidade nos rankings de apps com mais usuários ativos.

Por outro lado, apps de streaming são os que dominam o ranking de gastos do consumidor, onde as assinaturas possuem grande relevância no cenário.

Ecommerce

No meio empresarial, principalmente em empresas que buscam ir para o mundo digital, os ecommerces são os pontos chave para isso. Nesse sentido, além de garantir a facilidade de compra para o cliente, também garante a agilidade de mensuração de métricas, que, de forma offline seria muito mais difícil.

Assim, para entender melhor como o mercado de ecommerce funciona, separamos alguns dados e números relevantes, confira:

Percentual de pessoas que possuem ou usam produtos ou serviços

  • Conta com uma instituição financeira: 83.6%
  • Possui cartão de crédito: 40.4%
  • Tem cartão de débito: 66.0%
  • Possui conta financeira mobile (ex: Mpesa, GCash): 27.0%
  • Fez ao menos um pagamento digital no ano passado: 70.7%
  • Fez uma compra usando um celular ou a internet (ano passado): 34.7%
  • Usou um celular ou a internet para enviar dinheiro: 33.0%
  • Usou um celular ou a internet para pagar contas: 42.6%

Atividades semanais de compra online

  • Comprou um produto ou serviço online: 58%;
  • Comprou mantimentos através de uma loja online: 26.3%;
  • Adquiriu um item usado através de uma loja online: 9%;
  • Usou um serviço de comparação de preço online: 28.9%;
  • Usou um serviço “compre agora, pague depois”: 4.2%

Principais motivos de compras online

  • Entrega grátis: 69.9%
  • Cupons e descontos: 55.8%
  • Checkout rápido e fácil: 45.1%
  • Pontos de fidelidade: 44.2%
  • Avaliações de outros clientes: 43.4%
  • Pagamentos sem juros: 38.2%
  • Entrega no próximo dia: 35.4%
  • Política de fácil devolução: 35%
  • O produto ou a companhia são ecológicos: 24.1%
  • Curtidas ou bons comentários nas redes sociais: 20.5%
  • Compras com um clique: 16.9%
  • Possibilidade de pagar em dinheiro físico na entrega: 15.5%
  • Conteúdos ou serviços exclusivos: 12.7%
  • Botão de compra em redes sociais: 10.4%
  • Checkout sem login: 9.5%

Dessa maneira, o principal motivo para compras online é o frete grátis, e essa é uma das melhores opções que uma empresa pode adotar para seu ecommerce, fazendo com que o usuário compre cada vez mais.

Assim, com um número crescente de pessoas que optam por comprar pela internet, a implementação de frete grátis, assim como os outros itens nessa lista, são de extrema importância para garantir a boa experiência do usuário.

Ecommerce: categorias de bens de consumo

  • Fashion: $6.98 bilhões (+25.4%)
  • Eletrônicos: $14.29 bilhões (+20.1%)
  • DIY & hardwares: $1.26 bilhões (-3.2%)
  • Móveis: $2.40 bilhões (+21.9.8%)
  • Cuidado pessoal: $3.95 bilhões (+9.3%)
  • Alimentação: $4.15 bilhões (-3.8%)
  • Bebidas: $395.1 milhões (+0.05%)
  • Mídia física: $663.3 milhões (-7.8%)

Ecommerce: métodos de pagamento mais usados

  • Carteiras digitais: 14%
  • Cartões de crédito: 52%
  • Transferências bancárias: 28%
  • Dinheiro físico: 4%
  • Outros métodos: 2%

Tipos de conteúdos digitais comprados

  • Filmes ou serviços de streaming: 49.3% (+1.9%);
  • Streaming de música: 33.4% (-0.6%);
  • Aplicativos mobile: 13.4% (+10.7%);
  • Jogos mobile: 13.0% (+19.3%);
  • Compras in-app mobile: 12.1% (+8.0%);
  • Download de filmes ou tv: 11.0% (+13.4%);
  • Download de músicas: 11.7% (+8.3%);
  • Serviços de notícias: 7.6% (+28.8%);
  • Inscrição em revistas online: 5.2% (+26.8%);
  • E-books: 11.5% (-8.7%).

Gastos anuais com mídias digitais (USD)

  • Total: $3.10 bilhões (+20.1%)
  • Video games: $1.45 bilhões (+14.9%)
  • Vídeos on-demand: $1.23 bilhões (+27.1%)
  • E-books: $144.8 milhões (+15.3%)
  • Música digital: $269.7 milhões (+22.0%)

Assim, com os investimentos em anúncios cada vez crescendo mais, as empresas estão percebendo que a internet é o futuro, e para conseguir se manter no mercado, é fundamental ter um time de marketing digital, seja dentro ou fora da empresa.

Visão geral de mobilidade (Uber, 99Pop, etc)

  • Número de pessoas que utilizam o serviço: 65.47 milhões (+3.6% ou +2.3 milhões);
  • Valor total anual de pedidos de comida online (USD): $1.97 bilhão (+10.1% ou +$180 milhões);
  • Média anual de valor gasto por usuário (USD): $30.07

Visão geral de delivery de alimentos online

  • Número de pessoas pedindo comida através de plataformas online: 62.98 milhões (+15.8% ou +8.6 milhões);
  • Valor total anual de pedidos de comida online (USD): $3.14 bilhões (+22.0% ou +$565 milhões);
  • Média anual de valor gasto por usuário (USD): $49.84 (+5.4%)

Visão geral de saúde online

  • Número de pessoas que usam serviços de saúde online (USD): 43.63 milhões (+1.2% ou +530.000);
  • Valor total anual do mercado de saúde online (USD): $1.34 bilhão (+4.7% ou $60 milhões);
  • Média anual de valor gasto por usuário (USD): $30.81

Marketing digital

Como dito anteriormente, o marketing digital está presente no processo de muitas empresas, até daquelas que trabalhavam somente no offline. Ou seja, esse é um meio que, certamente, irá dominar as empresas em um futuro próximo.

Assim, investir no mundo digital nunca foi algo tão certeiro assim. Então, para comprovar isso, separamos alguns dados sobre essa área:

Fontes de descobrimento de marcas

  • Anúncios em sites: 40.9%
  • Sites de produto ou marca: 37.7%
  • Anúncios em redes sociais: 36.9%
  • Anúncios na tv: 35.7%
  • Motores de pesquisa: 34.2%
  • Sites de varejo online: 33.6%
  • Recomendações boca a boca: 33.2%
  • Recomendações ou comentários em redes sociais: 32.1%
  • Sites de comparação de produtos: 26.7%
  • Séries ou filmes: 26.5%
  • Sites de avaliações de consumidores: 26.1%
  • Promoções ou anúncios em lojas online: 24.6%
  • Anúncios em aplicativos de celular ou tablets: 23.0%
  • Anúncios antes de vídeos ou séries: 22.5%
  • Demonstrações ou períodos de teste em produtos: 21.5%

Engajamento com o mercado digital

  • Pesquisa de marcas online depois fazer uma compra: 71.2% (-0.8%);
  • Visitou um site de marca nos últimos 30 dias: 63.0% (Inalterado);
  • Clicou em um anúncio de banner em um site nos últimos 30 dias: 20.2% (-13.7%);
  • Clicou em um post patrocinado nas redes sociais nos ultimos 30 dias: 20.1% (+0.5%);
  • Baixou ou usou um app de marca no celular nos últimos 30 dias: 18% (-10.9%)

Principais canais para pesquisa de marca online

  • Redes sociais: 60.9%
  • Motores de pesquisa: 52.9%
  • Avaliações de clientes: 45.1%
  • Sites de produto ou marca: 44.5%
  • Websites de comparação de preços: 35.4%
  • Sites de cupons de descontos: 26.3%
  • Sites de vídeo: 26.2%
  • Portais de avaliações de especialistas: 25.1%
  • Aplicativos de celular: 24.3%
  • Sites de perguntas e respostas: 20.9%
  • Blogs de marca: 15.1%
  • Serviços de mensagem: 9.5%
  • Fóruns ou quadros de mensagem: 8.9%
  • Micro-blogs: 7.8%
  • Pinboards online: 7%

Gastos com anúncios: total vs. digital

  • Total gasto com anúncios (online e offline): $17.17 bilhões (+4.5% ou +$740 milhões);
  • Gastos com anúncios digitais: $9.57 bilhões (+7.1% ou +$634 milhões).

Gastos com anúncios digitais

  • Total anual gasto em anúncios digitais: $9.57 bilhões (+7.1%);
  • Anúncios de pesquisa: $3.93 bilhões (+5.1%);
  • Gastos em anúncios de vídeo: $2.15 bilhões (+8.6%);
  • Gastos em anúncios de banners digitais: $1.93 bilhãos (+9.7%);
  • Atividades de influencers: $410 milhões (+13.9%);
  • Investimentos em classificados online: $380 milhões (+2.7%);
  • Investimentos em anúncios de áudio: $180 milhões (+20%);

Visão geral: anúncios programáticos

  • Gastos anuais (USD) $7.52 bilhões (+7.2% ou %505 milhões);
  • Porcentagem do total gasto em anúncios digitais: 78.6% (+0.09%);

Visão geral: anúncios de pesquisa

  • Gastos anuais (USD) $3.93 bilhões (+5.1% ou %190 milhões);
  • Porcentagem do total gasto em anúncios digitais: 41.1% (-1.9%);

Visão geral: anúncios em mídias sociais

  • Gastos anuais (USD) $2.32 bilhões (+10% ou $210 milhões);
  • Porcentagem do total gasto em anúncios digitais: 24.1% (+2.7%);

Visão geral: anúncios por influencers

  • Gastos anuais (USD) $410 milhões (+13.9% ou $50 milhões);
  • Porcentagem do total gasto em anúncios digitais: 4.3% (+6.3%);

Atitudes: anúncios

  • Pessoas que se sentem representadas pelo anúncio que vêem ou ouvem: 10.6% (-17.2%);
  • Público que usa adblock para pelo menos uma atividade online: 32.5% (+0.9%);
  • Pessoas que recusam os cookies pelo menos uma vez: 46.7% (+5.7%);
  • Pessoas que usam VPN para pelo menos uma atividade online: 17.0% (-5%).

Assim, a partir dessa pesquisa, aprendemos que o mercado digital é uma área que movimenta e gera muito dinheiro para as empresas que estão nele. Portanto, para que isso aconteça, as estratégias certas são necessárias.

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