Uma das maiores vantagens da internet como canal de geração de oportunidades, fortalecimento de marca e relacionamento com os consumidores é que praticamente tudo o que acontece na rede pode ser armazenado e medido. Em posse de todos esses dados, é possível promover melhorias contínuas, que contribuem para o crescimento do negócio não só no meio online, mas como um todo. Mas estamos usando os dados a nosso favor? Como usar a inteligência e análise de dados como diferencial e a serviço da tomada de decisão nos negócios?
Índice do Conteúdo:
Web Analytics: Dados e mais dados
Em função do crescimento, evolução e completa transformação da internet nos últimos anos, as fontes de dados se multiplicaram, e o custo do armazenamento dos dados caiu muito. Sendo assim, o site de uma empresa não representa mais a presença online – nem é o único lugar de onde se deve coletar dados, mas ele é a porta de entrada. A alta acessibilidade de registro de dados em larga escala permite a coleta de dados de fontes variadas: acessos e navegação em sites, aplicativos, redes sociais, dados de terceiros, dados de origem, geolocalização e muito mais.
Se em 2005, quando foi lançado o Google Analytics, ela era uma das fontes essenciais para medir a presença online, hoje precisamos estar atentos às mais diversas ferramentas que estão disponíveis e são lançadas o tempo todo. Com isso, surge a oportunidade de olhar para estes dados e criar valor a partir do cruzamento, análise e entendimento dos mesmos, transformando-os em informação.
Web Analytics e LGPD
Uma dúvida recorrente na atualidade é em relação à compatibilidade do Google Analytics com a Lei Geral de Proteção de Dados, que rege armazenamento e processamento de dados pessoais.
Apesar de o Google Analytics não apresentar dados pessoais identificados ou identificáveis nos relatórios (na configuração padrão), o fato de o Google armazenar os endereços de IP para tornar os dados de geolocalização mais precisos demanda que a empresa (proprietária do site) solicite o consentimento do usuário (na interpretação mais comum da lei em relação às atividades de tratamento de dados para analytics e marketing).
Este ponto se conecta com outra questão, que é a dependência da coleta de cookies em si, mas esse ponto é assunto para outro conteúdo. A solução para esse desafio no Google Analytics é a anonimização dos endereços de IP dos visitantes do site.
Consultoria em Web Analytics
O monitoramento e análise de todos esses dados que podemos coletar são fatores essenciais para otimizar a estratégia de marketing nos canais digitais. O trabalho de Web Analytics permite entender as oportunidades que o cenário digital oferece, levando em conta boas práticas da Lei Geral de Proteção de dados.
Nesse caso, o caminho ideal é buscar uma agência especialista em marketing digital de performance, que vai planejar implementar e monitorar dados de acordo com a estratégia de cada negócio, selecionando informações fundamentais para a geração de informação e conhecimento.
Com os dados anônimos captados, inicia-se o processo de análises que permitem a tomada de decisões assertivas, visando a otimização dos resultados nas estratégias de marketing digital. Entre as principais entregas, podemos citar:
1. Análise do negócio e estratégias
O primeiro passo é compreender o negócio e suas estratégias, para determinar as metas e objetivos para cada área do negócio e criar soluções customizadas. Entendemos as necessidades e o ambiente de métricas para definir o que de fato importa ser medido.
2. Diagnóstico de métricas
Fazemos uma análise de como está o atual ambiente de métricas do site. A partir disso, alinhamos aos objetivos traçados para definir o que pode ser aprimorado e sugerir novas visões.
3) Planejamento de monitoramento de dados
Ao entender o cenário de cada negócio, determinamos os indicadores de performance, para planejar de que forma os dados serão coletados nas diversas ferramentas e estabelecer os modelos de relatórios para exibição e análise dos dados.
4) Condução da implementação técnica
Para garantir a fidelidade e precisão dos dados, determinamos configurações avançadas nas ferramentas de métricas, transpomos a estratégia para o ambiente técnico e realizamos testes e validações.
5) Relatórios analíticos de performance
De forma a melhor traduzir os números em informações, produzimos relatórios analíticos, com avaliação da performance dos canais, compreensão do comportamento dos públicos e insights para melhoria contínua.
6) Gestão de melhorias
A partir da apresentação dos relatórios, é conduzido um debate de soluções para determinar que mudanças podem ser implementadas para se obter melhorias constantes no negócio. Desde adaptações de interface a realização de Testes A/B e Multivariáveis e Benchmarking, propomos e acompanhamos a mudança para o crescimento dos negócios.
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