O principal objetivo da consultoria SEO – Search Engine Optimization é analisar, avaliar e direcionar a estratégia adotada por uma empresa em relação à otimização de um website. A idéia é orientar uma organização para alcançar o melhor desempenho possível. A Consultoria SEO tem por objetivo melhorar o posicionamento de um seu nos mecanismos de buscas (ex. Google) visando atrair mais clientes, aumentar a geração de leads e vendas através do site.
Índice do Conteúdo:
O que é uma consultoria de SEO e otimização de sites?
Uma consultoria de SEO tem como principal objetivo analisar, avaliar e direcionar a estratégia adotada por uma empresa em relação ao trabalho de otimização de um site. A ideia é orientar uma organização a conseguir o melhor desempenho possível, seja identificando os principais erros cometidos, seja definindo quais estratégias adotar.
Uma consultoria de Marketing Digital, por exemplo, tem um foco mais amplo, atuando no aprimoramento de diversas estratégias. No caso da consultoria de SEO, o trabalho é muito mais específico e focado apenas em melhorar o desempenho de uma página ou site nos mecanismos de busca na internet.
Esse serviço de orientação se torna cada vez mais necessário no mercado, afinal, nem todas as empresas possuem a estrutura adequada para suportar as exigências necessárias para alcançar números satisfatórios. De acordo com o Content Trends 2019, 44,7% das empresas não têm uma equipe de Marketing ou contam com apenas um profissional.
Como exigir um desempenho satisfatório das ações de Marketing Digital se a equipe é tão reduzida? Dessa forma, se torna necessário contar com o auxílio de quem entende do assunto, de profissionais qualificados e especializados em otimização de sites e que podem fornecer o conhecimento que falta para melhorar o desempenho da sua estratégia.
A consultoria de SEO, portanto, tem como principal objetivo orientar uma organização a encontrar as estratégias mais eficientes para aproveitar melhor os recursos disponíveis para o setor. Com as informações geradas pela análise, cabe à empresa definir se consegue dar conta do serviço, se vai ampliar sua equipe ou mesmo terceirizar o serviço.
Quais são as etapas de uma consultoria?
Mas como funciona o serviço, na prática, ao contratar uma consultoria de SEO? Para que você compreenda melhor esse serviço e não fique com dúvidas sobre o que vai ser feito dentro da sua organização, separamos algumas das principais etapas presentes nesse processo. Confira!
Análise de performance
O primeiro passo de uma consultoria de SEO é entender o desempenho do trabalho de otimização que já está sendo feito para um melhor posicionamento nos mecanismos de busca. Apenas a partir da análise do que está sendo colocado em prática é possível identificar pontos de melhoria para essa estratégia.
Análise de concorrentes
Em seguida, é hora de analisar os concorrentes. Ou seja, qual o desempenho da sua concorrência? Um ponto fundamental, afinal, você está competindo diariamente com ela pela atenção — em forma de clique — do consumidor.
Ao identificar os pontos fortes e fracos de quem você quer superar, se torna mais fácil definir os caminhos mais efetivos.
Planejamento estratégico
Com as informações em mãos, se torna mais fácil criar um direcionamento a ser seguido, ou seja, o planejamento estratégico de SEO.
É hora de definir quais técnicas de SEM (Search Engine Marketing) vão ser mais eficientes, quais devem ser substituídas e os principais passos a serem tomados para uma melhora de desempenho.
Criação de conteúdo
A consultoria também pode prestar serviços em relação ao Marketing de Conteúdo, ou seja, ao que é produzido pela sua empresa para aumentar a relevância da sua marca e gerar tráfego orgânico, por exemplo. Os profissionais especializados vão identificar quais os formatos, assuntos e materiais que podem ser mais úteis para o seu negócio.
Link building
Outra tarefa muito importante e que pode ser contemplada por uma consultoria de SEO é o link building, ou seja, a autoridade de uma página. Quanto mais links sendo direcionados para o seu site, maior a relevância dele aos olhos dos motores de busca e esse também pode ser um ponto a ser aprimorado.
Porém, é importante entender que a consultoria de SEO pode variar de acordo com os objetivos da empresa. Afinal, nem todos querem a mesma coisa e, por isso, cada situação é peculiar. Às vezes, o que está impedindo um melhor desempenho é a falta de análise da concorrência, enquanto em outros momentos é a ausência de conteúdo relevante.
Quais são os benefícios de contratar esse serviço?
Agora que você já entendeu o que é e como funciona o processo ao contratar uma consultoria de SEO, que tal saber quais são os benefícios desse serviço?
Assim, não vão restar dúvidas da importância de contar com profissionais especializados para direcionar as próximas estratégias a serem adotar pela sua empresa.
Maior facilidade para encontrar o produto/serviço oferecido
Um dos grandes objetivos de qualquer estratégia de SEO é posicionar melhor um determinado endereço nos diferentes mecanismos de busca. Fazendo uma consultoria, você tende a corrigir os erros e, como consequência, alcançar um melhor posicionamento.
Aumento do tempo de permanência no site
Outro benefício ao contar com a ajuda de especialistas na busca por um melhor desempenho é aumentar o tempo de permanência dos usuários nas suas páginas. A Bounce Rate, por exemplo, é reduzida, o que favorece a autoridade e a relevância do seu endereço, além de mostrar que o conteúdo oferecido é, de fato, relevante para o usuário.
Melhor custo-benefício em investimentos de marketing
Contratar um serviço de consultoria de SEO também pode ser importante para utilizar melhor os recursos disponíveis para o setor de Marketing. Afinal, você não vai desperdiçar — tempo e dinheiro — com ações que gerem poucos resultados para o seu negócio, focando naquilo que realmente oferece algum retorno.
Aumento da produtividade
Caso você não conte com muitos funcionários destinados a cuidarem da estratégia de SEO, uma consultoria ainda pode facilitar a vida de quem trabalha com você. Com os caminhos já traçados, os profissionais podem focar em ações mais estratégicas e eficientes, evitando o desperdício de tempo e aumentando a produtividade.
Quais são os valores médios cobrados?
Outro ponto importante antes de realizar uma consultoria de SEO é saber quanto você precisa desembolsar para contar com esse serviço, certo? Como falamos, as etapas de cada processo variam de acordo com os objetivos da empresa e a mesma coisa acontece com os valores cobrados. Em média, são os seguintes:
Pequenas empresas
As empresas menores costumam ter metas mais simples, uma base menor de clientes e, consequentemente, um grande potencial de crescimento. Em média, uma consultoria para empresas desse porte estão entre R$ 500,00 e R$ 1.500,00 ao mês, contando com o suporte necessário para compensar, por exemplo, a falta de profissionais especializados.
Médias empresas
Para empresas em um tamanho intermediário, o valor costuma ser mais alto porque a tendência é que mais serviços sejam necessários e mais profissionais precisem entrar nesse processo. Por volta de R$ 3.000,00 e R$ 5.000,00 mensais, é possível contar com um serviço de consultoria de SEO.
Grandes empresas
Normalmente, grandes empresas competem com outras organizações estruturadas e precisam lidar com uma base maior de clientes. Sendo assim, os valores também são maiores, já que mais serviços devem ser adicionados no contrato de consultoria, sendo possível encontrar cobranças mensais entre R$ 7.000,00 e R$ 13.000,00.
Fazendo uma consultoria de SEO na sua empresa, você potencializa as chances de sucesso das suas estratégias. Além disso, aprimora a utilização dos recursos disponíveis, melhorando o custo-benefício das suas ações. Independentemente do tamanho da sua organização, contar com o auxílio de profissionais especializados pode ser válido.
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Consultoria de SEO e otimização de sites: As perguntas frequentes
O que é SEO?
Trata-se de um conjunto de técnicas que tem como objetivo posicionar uma ou mais páginas de destino entre os melhores resultados dos mecanismos de busca.
Quais são os fatores de posicionamento do SEO?
Qualidade do conteúdo, autoridade do domínio, performance da página, arquitetura do site, backlinks, sinais sociais e menções à marca e muitos outros.
O que é uma palavra-chave?
Em resumo, é o termo de busca que o usuário pesquisa para chegar até uma página. Por exemplo: alguém que precisa comprar um tênis de corrida poderá pesquisar pelo termo “melhor tênis para correr”.
Por que adotar SEO?
A Internet é um ambiente cheio de oportunidades e oferece as mais diversas demandas para os negócios. Porém, para se destacar, é preciso ter visibilidade. Uma boa estratégia de SEO pode levar suas páginas às primeiras posições nos mecanismos de busca.
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