Aumentar as vendas, resolver falhas e criar ações que conversam diretamente com os públicos-alvo sempre estão entre os objetivos de uma empresa. Agora, a forma como cada uma busca alcançar esses resultados é que varia. A Consultoria de Marketing Digital, falando de forma bem ampla, é o caminho que cada uma dessas empresas trilha para entender qual é a maneira mais rápida e efetiva de chegar a estes objetivos.
Índice do Conteúdo:
Neste artigo, vamos entender como funciona o processo da Consultoria de Marketing Digital, passando desde o conteúdo mais básico até o mais completo. Acompanha nos tópicos abaixo, vamos nessa!
O que é Consultoria de Marketing Digital?
O próprio sentido denotativo da palavra “consultoria” pode ajudar a entender o conceito básico do tópico central do nosso artigo. De acordo com o Dicionário Online de Português, a palavra significa a “Atividade em que um especialista compartilha o seu conhecimento em forma de orientações específicas para as necessidades do cliente.”
Aqui já conseguimos pegar o objetivo básico de quem procura um especialista: conselhos de como fazer algo de forma efetiva, maximizando resultados.
Na Consultoria de Marketing Digital isso se replica. Profissionais da área, como agências especialistas e freelancers, estudam cada caso de seus clientes para buscar soluções personalizadas, entregando ideias, campanhas e diversas orientações que atendem às necessidades previstas e que possam gerar resultados satisfatórios (como aumento nas vendas, maior engajamento com o público-alvo, etc).
Para facilitar, também vamos falar sobre como a Consultoria de Marketing Digital funciona. Assim vai ficar mais claro como ela pode ajudar a sua empresa na prática.
Como funciona a Consultoria de Marketing Digital?
Já entendemos que o objetivo da consultoria é indicar um caminho capas de gerar resultados. Mas como que esse serviço alcança essas mudanças? Tudo faz parte de um longo processo que estuda minuciosamente cada caso, indo desde diagnósticos gerais, até a estudos mais detalhados.
Esses estágios buscam coletar o maior número de informações sobre o mercado, combinando esses dados com as skills dos profissionais especializados que estão envolvidos no processo. Por fim, o planejamento estratégico é desenvolvido e posto em prática, monitorando resultados, adaptando estratégias, otimizando verba e potencializando o desempenho estratégias digitais.
Se você é novo nesse ramo, realmente pode parecer mais complicado do que realmente é. Pensando nisso, criamos um infográfico que literalmente desenha o processo da Consultoria de Marketing Digital, passo a passo. Confira no próximo tópico.
O estágios da Consultoria de Marketing Digital
Nada melhor para entender um conteúdo do que um infográfico, não é? Assim a gente conhece cada passo de um processo, vendo de cima como tudo funciona. Abaixo, você pode analisar as fases da Consultoria de Marketing Digital e, logo abaixo, explicaremos como cada uma delas funciona. Vamos lá?
- Entendendo as necessidades de Marketing Digital;
- Alinhamento de objetivos e prazos;
- Diagnósticos técnico e estratégico;
- Análise de concorrência e mercado;
- Desenvolvimento de plano de ação;
- Monitoramento de resultados;
- Otimização e aprendizado constante.
Agora que vimos como a Consultoria funciona em casa fase, vamos entender cada uma delas juntos. Partiu:
Entendendo as necessidades de marketing digital
Aqui é o pontapé inicial de todo o caminho, e um dos momentos mais desafiadores do processo. Em uma consultoria de marketing digital, um dos momentos mais desafiadores está em compreender o que o possível cliente quer e o que, de fato, ele precisa para obter sucesso em sua estratégia digital.
Nessa etapa, vamos focar em compreender o problema de negócio real cuja solução precisa ser desenvolvida. É necessário engajamento, proatividade e autoconhecimento do cliente para entender que é preciso integrar sua equipe nesse momento, ouvir diferentes pontos de vista e buscar novas alternativas.
Às vezes, quando estamos presos na rotina, não percebemos erros comuns que existem em nosso sistema de trabalho. Por isso que a visão de uma equipe externa de consultoria pode ajudar a analisar o desempenho e estratégias por meio de outro prisma, não para dizer o que é correto, mas para oferecer um novo caminho. É nesse momento que começamos a sair do lugar comum.
Alinhamento de objetivos e prazos
Depois que você tomar a atitude de procurar uma empresa de Consultoria de Marketing Digital, e iniciar o trabalho, um ponto essencial é o alinhamento de expectativas. O intuito é entender toda a situação atual da empresa, o que ela busca com a consultoria e quais são as suas expectativas perante ao mercado ao serviço que será contratado (e em quanto tempo isso deve estar acontecendo de forma prática).
Diagnósticos técnico e estratégico
Aqui, a equipe de consultoria cria um diagnóstico completo do seu negócio no meio digital, entendendo as estratégias que sua empresa faz hoje em questão de campanhas, comunicação e vendas. Todas esses pontos são analisados para encontrar o porquê elas ainda trazem um resultado abaixo do esperado.
Análise de concorrência e mercado
Esse estudo vai desde a análise das estratégias de sua concorrência, até o estudo do público-alvo, quais as suas personas, como elas se comportam e como reagem a conteúdos de marca. Além disso, também são analisadas as oportunidades de negócio e os pontos fortes e fracos da empresa em relação ao seu ramo de mercado. Tudo para reunir ainda mais informações antes de sair produzindo.
Desenvolvimento do plano de ação
Agora é a hora de colocar a mão na massa. Com todas as informações reunidas, a equipe de Consultoria de Marketing Digital cria um plano de ação, com novas estratégias e ferramentas que buscam aumentar resultados e corrigir falhas estratégicas. Tudo isso é apresentado ao cliente para alinhar as novas ações e debater correções entre as equipes. Esse plano consolida as análises de cada item anteriormente mencionado.
Assim, a Consultoria de Marketing Digital disponibiliza um trabalho que pode ajudar nas estratégias de comunicação futuramente também. Após a entrega, é hora de mostrar para o mundo lá fora como está a sua nova estratégia de comunicação. Nesse cenário, é importante definir quem vai executar o plano, a própria equipe de consultoria, ou a equipe interna da empresa contratante. Vai dar aquele frio na barriga colocar tudo no ar, mas o trabalho com certeza valerá a pena quando os resultados começarem a chegar.
Monitoramento de resultados
Depois que o plano foi lançado, o trabalho não termina. É preciso analisar os resultados das propostas na prática e compreender os ajustes necessários. Assim, a equipe estará por dentro de cada ponto de ajuste e poderá corrigir caminhos, otimizar investimentos e/ou priorizar estratégias para que os objetivos do negócio sejam alcançados.
Otimização e aprendizado constante
Caso alguma estratégia da ação não se mostrar tão relevante, também é um sinal de que é preciso adaptá-las. Isso tudo faz parte do processo de aperfeiçoamento do plano criado pela Consultoria de Marketing Digital, assim esse plano se torna algo vivo. É importante lembrar que o monitoramento e as adaptações constantes fazem parte do marketing de performance, já que cada ação caminha de acordo com as oscilações comportamentais das pessoas e do mercado em si.
Como a Consultoria de Marketing Digital pode ajudar
Como vimos antetriormente, a Consultoria de Marketing Digital parte de uma necessidade. Então, no caso de uma empresa que precisa aumentar as vendas de seus produtos, uma das questões básicas que serão revistas em sua consultoria são seus pontos de vendas digitais.
Em nosso exemplo, vamos utilizar um empresa que vende bolsas online. Nas primeiras fases do processo, serão reunidas as informações do público-alvo (onde ele costuma comprar, em quais canais, sua faixa de preço média de gasto, etc). Após, também será analisado como o público se comporta no site de e-commerce (quanto tempo ele fica no site, em que páginas os usuários encerram a navegação, etc). Tudo buscando entender o motivo dele não fechar a compra.
Com todas essas informações, o plano de comunicação busca soluções para cada problema ou falha, além de novas campanhas que conversem com o seu público. As ideias podem ir desde a construção de um mailing para envio de email marketing e promoções, por exemplo, até a revisão completa da persona do público-alvo. É bem amplo, mas dá para entender que as soluções vêm das informações coletadas em cada estágio do processo de consultoria.
Se você tem dúvida sobre alguma dessas questões em sua empresa, também deixe seu comentário. Nossa equipe estará disposta a ajudar.
Benefícios da Consultoria de Marketing Digital
Pense na Consultoria de Marketing Digital como um investimento. Com ela, sua empresa terá inúmeras vantagens. Listamos algumas delas aqui também. Veja abaixo:
Validação da Análise de ROI
O ROI, que significa Retorno de investimento, em tradução livre, é dos indicadores de performance que serão avaliados em uma Consultoria de Marketing Digital. Pense com a gente: você coloca dinheiro em uma campanha e espera que ele potencialize suas vendas, trazendo ainda mais retorno, correto? O ROI é exatamente isso. Na consultoria, você conta com uma equipe que busca esse retorno de investimento, garantindo o a saúde financeira das iniciativas e marketing digital,
Sabemos que isso é essencial para que sua marca sobreviva na selva digital que é a internet. A boa notícia é que no mundo virtual temos acesso a inúmeros dados que ajudam a alcançar esse resultado de forma mais certeira. Tudo que é preciso é uma mente analítica que saiba interpretar esses dados e transformá-los em retorno, através do investimento necessário.
Análise de falhas técnicas e estratégicas
Entender tudo o que está acontecendo com a sua marca é difícil quando o ponto de vista vem de dentro. Por isso que a análise externa é tão importante: para correção de falhas invisíveis aos olhos de quem está imerso no mundo da empresa. Mas, para que isso aconteça, é necessário uma análise especializada. Por isso, relembramos que a consultoria é um investimento. Buscar por qualidade é o jeito certo de corrigir problemas que podem estar segurando a expansão de uma marca.
Suporte à equipe de Marketing
Nem sempre uma equipe interna de Marketing consegue analisar todos os cenários da empresa e corrigi-los. Aliás, é bem complicado esperar que uma única equipe consiga abraçar todos aspectos digitais e dar atenção a eles da mesma maneira. Com a consultoria, a equipe conta com outros profissionais para dar suporte a esse trabalho, não sobrecarregando os colaboradores que trabalham com você todos os dias.
Agora, se você não possui uma equipe de marketing, a consultoria se torna ainda mais importante. Assim, sua empresa tem uma gama de profissionais preparados e focados em trazer resultados digitais para você.
Equipe especializada cuidando da sua marca
Por fim, não poderíamos deixar de mencionar a qualidade que uma equipe especializada traz para o seu trabalho. Um plano de comunicação ou campanhas estratégicas são ações que precisam de inteligência e experiência para darem certo. Lembre-se mais uma vez: não há investimento melhor do que aquele que traz retorno. Isso significa crescimento e expansão.
O que você precisa entender antes de contratar
Como vimos nesse artigo, os primeiros passos da consultoria são alinhados em conjunto com a empresa contratante. Por isso, se você está procurando uma agência digital para ajudar na comunicação empresarial, é bom já ir pensando em algumas questões importantes.
Entenda quais são as suas metas e necessidades
A busca por uma consultoria depende de um objetivo. Seja ampliar sua comunicação, aumentar vendas, criar novo posicionamento ou qualquer outra necessidade de comunicação digital. A equipe especializada poderá ajudar em qualquer meta de marketing, desde que você tenha em mente qual ela é.
Background histórico
Muitas vezes nesse artigo falamos o quanto a reunião de informações é importante na criação de novas estratégias. Por isso, é necessário que a equipe de marketing e sua empresa tenham um background histórico para ajudar a entender a sua situação atual no mercado. A equipe de consultoria pode ajudá-los também no futuro, mas é legal já ir preparando o material, não acha?
Quais ferramentas e ações já são adotadas
Uma lista das ferramentas e estratégias que você já usa também já pode ser criada para ajudar na criação de novo plano de comunicação. Quanto mais completo for seu relatório, melhor será a interpretação do posicionamento da sua empresa.
Como contratar uma consultoria?
Primeiramente, é sempre bom estar por dentro das tendências do mundo digital. Assim, você pode acompanhar mais de perto os novos processos que a equipe de consultoria irá inserir em sua empresa. Por isso, leia blogs e assista palestras sobre os assuntos de marketing digital. É sempre bom ouvir outra opinião, não é?
Agora vamos falar sobre a contratação da empresa de Consultoria de Marketing Digital. Existem alguns pontos que você pode analisar para escolher sua nova parceira de forma mais segura:
- Confira as redes sociais/portfólio da agência;
- Procure por criações de conteúdos, como blogs e canais de comunicação.
- Confira as redes dos clientes atuais da possível contratada;
- Procure por indicações ou converse com amigos do ramo sobre as opções a serem escolhidas;
- Confira campanhas já lançadas pelas empresas candidatas.
Essas dicas que trouxemos sempre se referem à análise do que já foi feito pela potencial parceira de Consultoria de Marketing Digital. Ou seja: busque pelo o que ela já produziu. Quanto mais conteúdo proprietário e educativo, melhor. Além disso, conferir as redes dos clientes também pode ajudar a entender o potencial de criatividade e de soluções estratégicas que cada candidata pode oferecer. Lembre-se: vocês serão parceiras e as expectativas de ambos precisam estar alinhadas.
Ficou tudo claro?
Esperamos que nossa abordagem geral sobre a Consultoria de Marketing Digital tenha ficado clara para vocês. Qualquer dúvida, basta comentar no final deste artigo que a gente resolve eventuais dúvidas.
A Consultoria de Marketing Digital é um ótimo serviço que pode reescrever o rumo da presença digital de uma marca. Por isso é tão importante tirarmos todas as dúvidas sobre esse assunto. O principal é nos mantermos proativos e buscando por conteúdos qualificados.
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